HOMENAGEM AO 1º DIRETOR DO SEMINÁRIO NAZARENO DE CABO VERDE
PARTIU UM GIGANTE, FICOU UM GRANDE LEGADO
DR. JAMES ELTON WOOD
No passado dia 22 de junho, quinta-feira, recebemos a notícia da partida do nosso querido missionário, professor e diretor, Dr. J. Elton Wood.
A primeira sensação é de uma grande perda para a igreja militante, mas pensando no legado, podemos dizer com firmeza que, mesmo depois da partida física do Dr. Wood, a obra deixada falará por ele e continuará produzindo frutos para a honra e glória do Senhor.
Desde a chegada do Dr. Elton Wood e sua esposa a Cabo Verde a 11 de novembro de 1953, começou uma relação de amizade muito forte com os cabo-verdianos, nazarenos e não só, que nem mesmo o tempo e a distância conseguiram apagar.
No seu discurso durante a Formatura em Mindelo, São Vicente, em setembro de 2005, ele disse:
“Acho que preciso de um beliscão para verificar que, na verdade, estou acordado e não dormindo! Foi no mês de maio, antes de ter qualquer ideia do vosso convite, que sonhei que fui privilegiado a regressar mais uma vez a Cabo Verde, depois de trinta anos de ausência.
Gostei muito de ver os sinais de pleno progresso e fui convidado a pregar na querida Igreja do Mindelo. Mas senti-me um pouco deslocado ao verificar que havia bem poucas caras conhecidas na congregação, apesar de ter uma boa assistência. Quem podia ter imaginado, então, que quatro meses mais tarde este sonho tornar-se-ia em REALIDADE?”
O sonho, realmente, tornou-se realidade e o seu discurso impactou os presentes, e, acredito, principalmente o corpo docente e discente do Seminário Nazareno de Cabo Verde.
Ele ainda disse no mesmo discurso: “Foi com muitas lágrimas de saudade que eu e a minha família deixamos Cabo Verde em 1973, depois de 23 anos de ricas experiências e bênçãos no ministério de ensino no Seminário Nazareno e o de pastorear as igrejas do Mindelo e da Praia e de evangelizar em todas as ilhas do arquipélago”.
Foram vinte e três anos que deixaram grandes marcas nos nossos dez grãozinhos de terra e cujos frutos continuarão a ser colhidos até à vinda do nosso Senhor Jesus.
Há alguns anos, eu e a minha família tivemos o privilégio de receber, por alguns dias, o Dr. Elton Wood em casa, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo. Ele tinha chegado para visitar a ilha depois de muitos anos fora de Cabo Verde, conforme referi anteriormente.
Foram dias de muitas bênçãos, e, sobretudo, de ouvir e aprender de um homem com vasta experiência de igreja e de ministério; muito intelectual, mas de uma humildade surpreendente.
No sábado, como era habitual, tínhamos a oração de homens num local tranquilo e não muito distante da cidade e ele nos acompanhou. Cerca de 20 minutos após todos nós termos terminado de orar, ouvimos um: “ufaa, graças a Deus já dei a volta ao mundo em oração a favor de missionários, pastores, familiares e amigos. Que bom!” Ele era realmente um homem que tinha oração como prioridade na sua vida.
Ficou uma amizade muito bonita e lembro-me com carinho de, há poucos meses, quando estava em tratamento fora do país, ter recebido um lindo postal com palavras de encorajamento próprias de um pastor e homem de Deus.
Depois de ter regressado a Cabo Verde, a minha irmã informou-me: “aquele pastor, teu amigo, enviou mais um postal”. Ele era realmente um amigo atencioso.
Como membro da direção do Seminário Nazareno de Cabo Verde, gostava de trabalhar com o Dr. Elton Wood, o primeiro diretor e no dizer do Dr. Jorge de Barros, o estruturador do mesmo, para aprender com ele a arte de dirigir uma instituição teológica num país pequeno e de parcos recursos.
Realmente, quando ele falava da sua experiência como professor e diretor do Seminário Nazareno, notava-se que o fez com muita dedicação, competência, mas também com muita paixão.
A respeito deste assunto, eu recomendo uma entrevista conduzida pelo reverendo José Delgado que se encontra no aqui no site do Seminário Nazareno de Cabo Verde, https://seminarionazarenocv.com/entrevista-ao-dr-elton-wood/.
Eu estou bem certo que continuaremos a colher muitos frutos da semente lançada pelo Dr. J. Elton Wood na nossa querida escola e na nossa nação.
Partiu para estar com o Senhor UM GIGANTE QUE DEIXOU UM GRANDE LEGADO.
O nosso infindo respeito.
Gastão Lopes Correia
A Direção do Seminário Nazareno de Cabo Verde